Tuesday, 26 July 2011

Toda noite de insônia eu penso em te escrever, pra dizer que teu silêncio me agride.” Engenheiros do Hawaii









“Pela primeira vez a realidade da sua ausência falou mais alto que a fantasia de anos a sua espera. E pra te falar ainda mais a verdade, eu acho mesmo que você foi o príncipe que eu esperei a vida inteira. Porque eu te juro, de todas as coisas do mundo, eu só queria olhar pra você. Eu escolheria você. Se me dessem um último pedido, eu escolheria você.”
 
Tati Bernardi




Quero mais...

"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito,uma angústia constante que eu nem mesma compreendo."
Florbela Espanca






Quero Mais - Angela Ro Ro


"Mais, foi a primeira palavra que eu me repeti intensamente em minha infância: 'maise, mamãe,maise...'
Fosse guaraná, fosse coca-cola; fosse coca, fosse cola; fosse amor ou desamor ou qualquer outra espécie de dor.
Eu quero é mais ser imortal!! Quero ser o meu futuro ancestral.
Quero mais tabacaria, mais pessoa, mais maria, maisvinho, mais poesia...




Quero mais
Uma fatalidade um jazz.
Um raio me cortando, um gás
Me embriagando faz
Um terremoto em mim
Da guerra quero sim
Só aprender a paz

Para que eu não enlouqueça
Me rouba a razão
Para que eu não adoeça
Me mata de paixão
O amor é ópio, coração
Quero insana mais uma ilusão

Quero sim
Me travestir de querubim
Me enxovalhar num botequim
Numa alegria enfim
Me abandonar em mim
Delírio sem ter fim
Eterno tanto faz (... ...)

Para que eu não enlouqueça
Me rouba a razão
Para que eu não adoeça
Me mata de paixão
O amor é ópio, coração
Quero insana mais uma ilusão."


Monday, 25 July 2011

Gritos

"As coisas vão dar certo. Vai ter amor, vai ter fé, vai ter paz - se não tiver, a gente inventa." 
Caio Fernando Abreu




"A gente se reconheceu de longa data quando se viu pela primeira vez na vida. E você me olha com essa carinha banal de "me espera só mais um pouquinho". Querendo me congelar enquanto você confere pela centésima vez se não tem mesmo nenhuma mulher melhor do que eu. E sempre volta.Volta porque pode até ter uma coxa mais dura. Pode até ter uma conta bancária mais recheada. Pode até ter alguma descolada que te deixe instigado. Mas não tem nenhuma melhor do que eu. Não tem. Porque, quando você está com medo da vida, é na minha mania de rir de tudo que você encontra forças. E, quando você está rindo de tudo, é na minha neurose que encontra um pouco de chão. E, quando precisa se sentir especial e amado, é pra mim que você liga. E, quando está longe de casa gosta de ouvir minha voz pra se sentir perto de você. E, quando pensa em alguém em algum momento de solidão, seja para chorar ou para ter algum pensamento mais safado, é em mim que você pensa. Eu sei de tudo."

Tati Bernardi

Clarice Lispector




"Vou seguir meu coração, não me façam ser o que não sou. Não me convidem a ser igual porque sinceramente sou diferente."


"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."


"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, Depende de quando e como você me vê passar. "


"Eu vou me acumulando, até que não caibo em mim e estouro em palavras" 


"Quem eu sou, você só vai perceber quando olhar nos meus olhos, ou melhor, além deles."


" Sorria sempre. Seus lábios não precisam traduzir o que acontece no seu coração . "


"Por te falar eu te assustarei e te perderei? Mas se eu não falar, eu me perderei, e por me perder eu te perderia."

Amor Platônico




"Eu sou apenas alguém
Ou até mesmo ninguém
Talvez alguém invisível
Que a admira a distância
Sem a menor esperança
De um dia tornar-me visível

E você?
Você é o motivo
Do meu amanhecer
E a minha angústia
Ao anoitecer

Você é o brinquedo caro
E eu a criança pobre
O menino solitário que quer ter o que não pode
Dono de um amor sublime
Mas culpado por querê-la
Como quem a olha na vitrine
Mas jamais poderá tê-la

Eu sei de todas as suas tristezas
E alegrias
Mas você nada sabes
Nem da minha fraqueza
Nem da minha covardia
Nem sequer que eu existo
E como um filme banal
Entre o figurante e a atriz principal
Meu papel era irrelevante
Para contracenar
No final
No final
No final"


Renato Russo



Sunday, 24 July 2011

Salvem os Homens





O modo de vida, os novos costumes e o desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está o macho da espécie humana. Tive apenas 1 exemplar em casa, que mantive com muito zelo e dedicação num casamento que durou 56 anos de muito amor e companheirismo, [1952-2008] mas, na verdade acredito que era ele quem também me mantinha firme no relacionamento. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha "Salvem os Homens!".

Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da masculinidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam!

1. Habitat

Homem não pode ser mantido em cativeiro. Se for engaiolado, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que os prenda e os que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse ou a propriedade de um homem, o que vai prendê-lo a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente, com dedicação, atenção, carinho e amor.

2. Alimentação correta

Ninguém vive de vento. Homem vive de carinho, comida e bebida. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ele não receber de você vai pegar de outra. Beijos matinais e um "eu te amo" no café da manhã os mantêm viçosos, felizes e realizados durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não o deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial. Portanto não se faça de dondoca preguiçosa e fresca. Homem não gosta disso. Ele precisa de companheira autêntica, forte e resolutiva.

3. Carinho

Também faz parte de seu cardápio – homem mal tratado fica vulnerável a rapidamente interessar-se na rua por quem o trata melhor. Se você quer ter a fidelidade e dedicação de um companheiro completo, trate-o muito bem, caso contrário outra o fará e você só saberá quando não houver mais volta.

4. Respeite a natureza

Você não suporta trabalho em casa? Cerveja? Futebol? Pescaria? Amigos? Liberdade? Carros? Case-se com uma Mulher. Homens são folgados. Desarrumam tudo. São durões. Não gostam de telefones. Odeiam discutir a relação. Odeiam shoppings. Enfim, se quiser viver com um homem, prepare-se para isso.

5. Não anule sua origem

O homem sempre foi o macho provedor da família, portanto é típico valorizar negócios, trabalho, dinheiro, finanças, investimentos, empreendimentos. Entenda tudo isso e apóie.

6. Cérebro masculino não é um mito

Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo [e algumas realmente não possuem! Também, 7 bilhões de neurônios a menos!]. Então, agüente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração.

Se você se cansou de colecionar amigos gays e homossexuais delicados, tente se relacionar com um homem de verdade. Alguns vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja desses, aprenda com eles e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com as mulheres, a inteligência não funciona como repelente para os homens.

Não faça sombra sobre ele... Se você quiser ser uma grande mulher tenha um grande homem ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ele brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ele estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.

Aceite: homens também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. A mulher sábia alimenta os potenciais do parceiro e os utiliza para motivar os próprios. Ela sabe que, preservando e cultivando o seu homem, ela estará salvando a si mesma.

E Minha Amiga, se Você acha que Homem dá muito trabalho, case-se com uma Mulher e aí Você vai ver o que é Mau Humor! Só tem homem bom quem sabe fazê-lo ser bom! Eu fiz a minha parte, por isso meu casamento foi muito bom e consegui fazer o Fernando muito feliz até o último momento de um enfisema que o levou de mim. Eu fui uma grande mulher ao lado dele, sempre.


Com carinho, Fernanda Montenegro

Friday, 22 July 2011

O Presépio somos nós

O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro destes gestos que em igual medida
a esperança e a sombra revestem
Dentro das nossas palavras e do seu tráfego sonâmbulo
Dentro do riso e da hesitação
Dentro do dom e da demora
Dentro do redemoinho e da prece
Dentro daquilo que não soubemos ou ainda não tentamos
  
O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro de cada idade e estação
Dentro de cada encontro e de cada perda
Dentro do que cresce e do que se derruba
Dentro da pedra e do voo
Dentro do que em nós atravessa a água ou atravessa o fogo
Dentro da viagem e do caminho que sem saída parece

O Presépio somos nós
É dentro de nós que Jesus nasce
Dentro da alegria e da nudez do tempo
Dentro do calor da casa e do relento imprevisto
Dentro do declive e da planura
Dentro da lâmpada e do grito
Dentro da sede e da fonte
Dentro do agora e dentro do eterno


                            José Tolentino Mendonça

Thursday, 21 July 2011

Hoje é um bom dia para ser ateu



Cristina, Portuguesa Setubalense, mãe de Gabriel de 2 anos, casada com Alex, Brasileiro Paulista aguardavam ansiosamente a chegada de Tiago semente germinada há 8 meses no ventre. Mais uma vez o milagre da vida viria a acontecer naquela casa! Gabriel tinha nascido de 28 semanas, tão pequeno que parecia um passarinho caído do ninho, pouco maior que a palma da mão. Uma história de forca e coragem e de sobrevivência.

Na noite de 19 de Julho, 2 semanas antes da data prevista para o nascimento, correram para o hospital com uma dor forte no ventre. Com lágrimas e o coração apertado Cristina deixa-se ir nas mãos dos médicos que lhe efectuaram uma cesariana de urgência. Mas Tiago tinha deixado de respirar, asfixiado pela deslocação da placenta.
A menos de um mês da data prevista, a vida do Tiago foi interrompida. 

"Os bons morrem jovens", esta frase de Renato Russo não me sai da cabeça. 
Esta poderia ser mais uma das tristes historias que se lê nos jornais todos os dias, tirando que estas são pessoas que conheço há mais de 10 anos, amigos que acompanhei o inicio de relação, o precoce nascimento e difícil desenvolvimento de Gabriel, a Cristina, a minha melhor amiga, o Tiago o meu futuro afilhado a quem tinha acariciado no ventre da mãe...

Tendo crescido num meio em que o catolicismo é um rotulo e não uma questão de fé e com uma mente demasiado inquisitorial para conseguir entender como é que de tantas religiões eu teria de acreditar naquela se afinal haviam tantas outras a quem os seus crentes juravam ser a verdadeira fé e o caminho da salvação, desde cedo que adoptei uma postura ateia. Não me considero agnóstico, porque sou uma pessoa de fé que cresci a ler os sinais da natureza, do universo e acreditar neles, que sempre jurei ter um anjo da guarda do meu lado porque milagres acontecem-me dia após dia, e então dei por mim a render-me a este Deus cristão e não a Ala ou Vishnu, Shiva e Brahma por exemplo. Porque alias ser ateu não define exactamente a fé que sinto por algo superior a nós meros seres humanos mortais que nunca consegui dar um nome concreto. Talvez hoje chegue a corajosa conclusão de que não foi o Senhor dos Senhores que até aqui me tem ajudado dando uma “mãozinha”, mas que foi, ora a vida com as suas contingências (pois o acaso não se resume só a acidentes, mas também a livramentos), ora minha própria capacidade humana de reverter situações, ora também a minha incapacidade ou imperfeição me colocando em apuros .

Hoje me pergunto, tal como perguntava na minha adolescência rebelde, se a fé neste Deus, ou qualquer outro não é mais do que um refugio que o ser humano criou para poder continuar a ter esperança nos momentos de angustia, porque é intrinco ao ser humano acreditar nalguma coisa onde se possa apoiar nos tempos difíceis. As coisas acontecem porque a Natureza assim o define, um Deus misericordioso nao acabaria com uma vida antes de esta sequer ter sido vivida... "Tudo acontece por um motivo" sempre acreditei, mas hoje me pergunto qual será este misterioso motivo para que uma criança que ainda nem veio ao mundo morrer aos 8 meses de gestação? Se é este o Deus que olha por nós nos momentos de aflição, talvez prefira ser ateu e colocar as minhas esperanças na ciência, que pode não fazer milagres, mas traz as explicação que satisfazem as minhas questões.

Hoje é um bom dia para ser agnóstico e um bom dia para perguntar a este Deus, que acredito porque assim me disseram para acreditar desde criança, o porque. 
Tendo estudado numa escola Jesuíta, onde sacrilégio era seguir o voto de pobreza, sei a resposta que um crente me daria neste momento "que Deus nos dá provas para testar a nossa fé"...(o crente acredita que até quando tudo sai errado é porque Deus está provando sua fé...aí é fácil ser “Deus”, pois quando acertamos ele é o premiado e quando erramos é porque Ele está nos testando. Isto ocorre porque a religião cristã projectou em Deus todas as qualidades humanas, elevadas a máxima potencia, deixando para o homem todos os defeitos, talvez na verdade, o homem quando adora a Deus, ele está simplesmente adorando a si mesmo, porque Deus não passa da mera projecção do desejo humano!) 
Parece-me demasiado estranha esta prova, e sei que me vai custar a digerir como é que uma vida sepultada aos 8 meses se reflecte de alguma maneira num Deus cheio de compaixão...
Sim, a vida é frágil e cada dia vivido é uma bênção, mas se calhar vou passar a agradecer á alimentação equilibrada que sempre tive, ao exercício que faço e há falta de maus hábitos que nunca tive. 

Não é um bom dia para ser ateu porque fiquei decepcionada com Deus pelas agruras da vida, nem muito menos por causa da igreja e de muitos homens de Deus que são uma verdadeira mancha e vergonha para o evangelho de homens sérios que acreditaram e lutaram pelas sua fé (nunca questionei e nem questiono a verdade subjetiva da fé religiosa para seus seguidores, mas o que sempre questionei e questiono é a verdade objectiva dessas crenças), admito não ter ideias utópicas, apenas vivo a vida sem grande pretensão e ilusão, como também sem grande desespero e pessimismo, pois para mim, apesar dos pesares da vida, eu amo a existência, adoro viver e não preciso do conforto ilusório do paraíso eterno como consolo para a nossa obviamente efémera e insignificante vida!

Hoje é um bom dia para ser cientista, hoje o meu coração esta de luto! 




"A voz de Deus é geralmente nada mais que um suspiro; 

você tem que estar muito atento para ouvir-la."



Tuesday, 5 July 2011

Creio


Porque acreditar é viver!

Creio nos anjos
que andam pelo mundo
Creio na deusa
com olhos de diamante
Creio em amores lunares
com piano ao fundo,
Creio nas lendas,
nas fadas, nos atlantes,
Creio num engenho
que falta mais fecundo
De harmonizar
as partes dissonantes,
Creio que tudo é eterno
num segundo,



Creio num céu futuro
que houve dantes,

Creio nos deuses
de um astral mais puro,
Na flor humilde
que se encosta no muro
Creio na carne
que enfeitiça o além
Creio no incrível,
nas coisas assombrosas,
Na ocupação do mundo
pelas rosas,
Creio que o amor que tem asas
de ouro.
Amén

 Natália Correia


DOIS LADOS DO MESMO ADEUS


Caem como folhas

Lágrimas do seu rosto
Sua vida antes desta
Deixou-lhe um desgosto
Entre dois suspiros
Sobe-lhe, na face
Sem favor
Abre-se a janela
Tenta um disfarce
Aperta-me a mão
Ri por um instante
Deixo-me ficar
Deixo-me ficar

Nunca quis saber
Nunca quis acreditar
Que irias partir
Não podias cá ficar
Nunca quis escutar
E muito menos quis ouvir
O teu silencio que avisava
A intenção de não voltar
Podes crer
Bem que me disseram
Para nunca me dar
A uma pessoa ou a um lugar
Podes crer
Se um homem nunca chora
De que servem estes olhos
Se não podem mais te ver

Queria ver
Queria saber
O que fazias tu
Que estas aqui a observar
Estas a ver
Estas a perceber
Pode ser que um dia 
A gente volte a se encontrar
Agora embora,
Agora sem demora
Deixa-me ficar aqui sozinho para pensar
Agora agora
Que a minha alma chora
Como diz algum 
Vou me perder pra me encontrar 


Esse choro triste
Desespero seu
Pra tentar dizer
Nada se perdeu
Pede-me que fique mais
Por um segundo eterno
Como se quisesse ter
O meu beijo terno
Aperta-me a mão
Ri por um instante
Deixo-me ficar
Só por esse instante

Manuel Lourenço e Miguel A. Majer

Lisboa nao é a cidade perfeita


'Inda bem que o tempo passou 
e o amor que acabou não saiu.
'Inda bem que há um fado qualquer 
que diz tudo o que a vida não diz.
Ainda bem que Lisboa não é 
a cidade perfeita p'ra nós.
Ainda bem que há um beco qualquer 
que dá eco a quem nunca tem voz.
'Inda agora vi a louca sozinha a cantar, 
do alto daquela janela.
Há noites em que a saudade me deixa a pensar:
Um dia juntar-me a ela. 
Um dia cantar… 
como ela.

'Inda bem que eu nunca fui capaz 
de encontrar a viela a seguir.
'Inda bem que o Tejo é lilás 
e os peixes não param de rir.
Ainda bem que o teu corpo não quer 
embarcar na tormenta do réu.
Ainda bem se o destino quiser 
esta trágica historia, sou eu.
'Inda agora vi a louca sozinha a cantar, 
do alto daquela janela.
Há noites em que a saudade me deixa a pensar:
Um dia juntar-me a ela. 
Um dia cantar… 
como ela.

Pedro da Silva Martins